As escolas públicas e privadas devem ancorar suas atividades, pautadas numa educação de qualidade numa perspectiva inclusiva. Em geral, as práticas de EA nas escolas retêm-se ao ensino de ciências e/ou geografia e aos professores desta disciplina, quando hoje temos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental como marco legal da Educação Ambiental no Brasil, apresentando-se como referência para a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades do ensino formal. Isso implica na necessidade de formação continuada dos professores em Educação Ambiental.
O curso é dividido em duas etapas, sendo a primeira de formação inicial com um total de 60 horas com o foco nas oficinas que possibilitarão em um primeiro momento a reflexão sobre a temática; a segunda etapa será destinada a leitura de textos sugeridos e a elaboração do projeto a ser implementado na escola com o total de 20 horas à distância. Orientações
Como se inscreverPara se inscrever no curso, primeiro é preciso se cadastrar, depois seguir as seguintes passos:
DúvidasEntrar em contato pelos telefones: 3107-5919 / 3107-5918 / 3107-5917 (INTERFOCO)
OUTRAS INFORMAÇÕES
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[...] A Formação deve estimular uma perspectiva crítico reflexiva, que forneça aos professores meios de um pensamento autônomo, que facilite as dinâmicas de auto-formação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional (NÓVOA, 2002) Quem pode participarProfessores e alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB e de outras faculdades e professores da educação básica.
Objetivos
Palestrante
Data: 28/03/2014
Horário: das 08h às 17h Local: Sala dos Papirus - Faculdade de Educação/UnB OUTRAS INFORMAÇÕES |
A Editora da Universidade de Brasília, A Faculdade de Educação e o núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares têm a honra de convidar para o lançamento do livro "Memória da Educação a Distância na Universidade de Brasília" das autoras Ana Lúcia de Abreu Gomes e Maria Lídia Bueno Fernandes.
Data: 25 de março de 2014
Horário: A paretir das 20h Local: Restauranre Carpe Diem (104 Sul) OUTRAS INFORMAÇÕES |
No âmbito do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, criado em resposta à promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino no Brasil, estão sendo lançados, em 21 de março de 2014, dois materiais pedagógicos: a “Síntese da coleção História Geral da África” e o livro “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil”.
Além disso, haverá também o lançamento do Prêmio Curta Histórias. Os lançamentos acontecem durante o evento Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial: o Papel da Educação, das 8h30 às 12h, no auditório que fica no térreo do Ministério da Educação, em Brasília. A promoção é uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Integração do Ministério da Educação (MEC/SECADI) e a UNESCO no Brasil. O evento será aberto ao público, de acordo com a lotação do auditório. A “Síntese da coleção história geral da África” está publicada em dois volumes e pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção História Geral da África, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX.
O livro "História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil", por meio de projetos pedagógicos, disponibilizará tanto para os professores responsáveis e compromissados com a educação da primeira infância quanto para os interessados de modo geral, conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro, contribuindo, também, para a o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade étnico-racial. OUTRAS INFORMAÇÕES |