Portal do Governo Brasileiro
Menu

Alteração no calendário eleitoral para representante da FE no Consuni

 

 

A comissão organizadora da CONSULTA PARA INDICAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO JUNTO AO CONSUNI DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, em reunião realizada no dia 25 de outubro de 2019, decidiu alterar o calendário eleitoral, com anuência da Direção da Faculdade de Educação, conforme segue:

  • Prorrogar o prazo de inscrições até as 18 horas do dia 04 de novembro de 2019, na Secretaria da Direção da FE.
  • Realizar as eleições entre os dias 05 e 06 de novembro de 2019, terça e quarta-feira, das 10h às 20h, na entrada do prédio da FE-1.

 

II Seminário Imagem, Tecnologia e Subjetividade: Biopolíticas do Futuro

 

Clique na imagem para visualizar

 

 

Universidade de Brasília – Faculdade de Comunicação

De 25 de novembro a 3 de dezembro

 

Organizado pelo grupo de Pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade, o II Seminário Biopolíticas do Futuro visa colocar o futuro em perspectiva, a partir de múltiplas direções: filosóficas, sociológicas, históricas e culturais. Trata-se de refletir como nosso senso do porvir, hoje calcado na cultura da antecipação e da responsabilização, ganha contornos tipicamente contemporâneos, afetando tanto os projetos políticos atuais quanto as configurações de nossa subjetividade. Na programação, contamos com o curso intensivo "Fantasias da prevenção" (ministrado pelo Prof. convidado Stefan Willer da Universidade Humboldt de Berlim e pela Prof.ª Claudia Linhares Sanz, da UnB), com uma convocatória para apresentação de trabalhos acadêmicos acerca do tema, mostra de filmes e conferências.

 

Curso: Fantasias da Prevenção no Cinema Norte-americano (CLIQUE AQUI)

*curso ministrado em inglês com tradução livre em português

 

Aulas teóricas ministradas em inglês com tradução livre para português

De 25 a 29 de novembro de 2019 –  9h às 12h.

 

Exibição de filmes que serão analisados no curso

De 25 a 27 de novembro de 2019 – 15h.

 

Inscrições: http://bit.ly/cursofantasias

 

Convocatória: apresentação de trabalhos e pesquisas acadêmicas

Submissão de Resumos: até 31 de outubro

Dias de apresentação: 2 e 3 de dezembro de 2019

Link para submissão: http://bit.ly/resumobiopoliticas

 

Eixos para apresentação de trabalhos

Histórias e epistemologias do futuro / Progresso, modernidade e poder/ Aceleração e biopolíticas do tempo / Risco e cultura da previsão / Corpo, subjetividade e futuro / Futuro e governamentalidade / Algoritmos, prescrições e governo de condutas / Educação, política e futuro/ Vigilância, algoritmo e futuro/ Mídia, tecnociência e futuridade/ Brasil e o imaginário de um país do futuro.

 

Acompanhe a divulgação da programação completa do seminário na nossa página: https://www.facebook.com/imagemtecnologiasubjetividade/

 

 

“Assédio Moral precisa de respostas institucionais”, afirmam professores da UnB

 

 Roberto Heloani, professor da Unicamp que participou da Roda de Conversa com docentes da UnB

 

“Como elaborar uma resposta inteligente, emocionalmente madura e com respaldo institucional contra o assédio moral?”. Com esse questionamento professoras e professores da Universidade de Brasília  debateram o tema na Roda de Conversa "Assédio Moral no Trabalho: O que Fazer para a Prevenção?", com Roberto Heloani, docente da Unicamp com experiência na área de Psicologia do Trabalho, Saúde no Trabalho e Psicodinâmica do Trabalho.

O encontro aconteceu na última sexta-feira (18/10), promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) “Trabalho e Saúde” da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). Atualmente, o GT trabalha num levantamento epidemiológico dos docentes da UnB, com análise de dados fornecidos pela coordenadoria de saúde ocupacional da universidade. “A UnB tem uma responsabilidade institucional em relação ao trabalho e saúde”, afirmou Mário César Ferreira, coordenador do GT e professor do Instituto de Psicologia.

Larissa Aguiar, servidora da Ouvidoria da UnB, relatou que há poucos estudos relacionados aos técnicos e docentes quando se trata de assédio moral. "É um desafio para a toda a universidade. Os dados são muito sensíveis. Estou aqui justamente para entender como esse assunto está sendo abordado entre os professores", afirmou Larissa.

Ferreira explicou que a demanda foi encaminhada ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) e que “houve uma recepção positiva e um aceno de parceria” pelo decano Carlos Vieira Mota. O objetivo é criar, no sindicato, um comitê de prevenção ao assédio moral na universidade, pareceria entre a ADUnB e a Coordenadoria de Capacitação (Procap), vinculada ao DGP. Parte dos docentes que estiveram na roda de conversa inscreveram-se no comitê.

“Além de promover o bem estar e a prevenção ao assédio, espero que a instituição caminhe no sentido de resolução dos casos e tome responsabilidade para fazer o necessário para que as pessoas parem de agir dessa forma”, disse uma professora que preferiu não se identificar.

A ADUnB tem cuidado de vários temas e é muito importante ter um GT específico para o Trabalho e Saúde”, afirmou Roberto Goulart Menezes, do IREL. “É um sindicato forte, com 80 a 90% da categoria filiada, e deve abrigar essas discussões. Que isso seja politizado e evidenciado na universidade”, reforçou o professor.

Roberto Heloani disse o assédio continua sendo um instrumento muito utilizado para afastar trabalhadores das empresas públicas e privadas. “No serviço público, o assédio acaba tornando-se um instrumento eficaz para o afastamento, já que há estabilidade. Ou a pessoa adoece ou vai embora”.

Heloani afirmou que as mulheres são ainda mais assediadas do que os homens e que os conflitos nas universidades públicas duram mais do que nas particulares. “Aqui há processo administrativo e o assédio se estende, muitas vezes por anos... uma verdadeira tortura, pessoas isoladas e casos de suicídio dentro do ambiente de trabalho nas universidades federais”, alertou.

“Cada pessoa tem um limite emocional.a primeira coisa a fazer é o acolhimento. Às vezes, sem apoio psicológico não é possível”, orientou Heloani. A UnB tem a Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (CASQV), dedicada  à escuta e ao atendimento psicossocial dos servidores. Basta procurar a coordenadoria de  segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone 3340-2314.

CAPACITAÇÃO
O GT promoverá, de 31 de outubro a 1 de novembro, uma capacitação para formar multiplicadores da prevenção do Assédio Moral no âmbito da Universidade. O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural com Margarida Barreto, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; e Leandro Queiroz Soares, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ergonomia Aplicada ao Setor Público, da UnB.

Para participar da capacitação, os docentes deverão se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos www.sig.unb.br/sigrh.  A atividade será certificada pela Procap-UnB.

 

II Simpósio Nacional em Socioeducação: desafios da prática socioeducativa na atualidade

 

 

II Simpósio Nacional em Socioeducação: desafios da prática socioeducativa na atualidade acontecerá em Brasília nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019.

 

O tema desta edição são os desafios da prática socioeducativa na atualidade, com a intenção de gerar contribuições técnico-profissionais, éticas e políticas ao processo democrático e de garantia de direitos no país. Pretende-se que seja um espaço científico-profissional de socialização e debate relacionado a estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à atuação socioeducativa contemporânea.

    
Maiores informações sobre o evento: http://socioeducacao.cdtc.unb.br  

Página 11 de 158

Envie-nos uma mensagem

Voltar ao topo