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Adriana Almeida Sales de Melo


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Resumo:
Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração, professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrados acadêmico e profissional. Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (CNPQ/UNB). Coordenadora de Extensão da FE/UnB. Diretora da ANPAE-DF (2015-2018). Doutorado em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989). Tem publicações na área de política, gestão educacional e política de educação comparada, bem como sobre a influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras.
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Alia María Barrios González


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Resumo:
Professora Adjunta na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Teorias e Fundamentos (TEF), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Havana - UH, Cuba, com diploma revalidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Experiência profissional nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Educação a Distância e Ensino Superior. Âmbitos de pesquisa: Educação em Direitos Humanos e Práticas Educativas, Processos de Socialização no Ciclo Vital, Ontogénese e Desenvolvimento Moral e de Valores na Perspectiva da Psicologia Cultural, Educação Inclusiva e Formação de Professores na Perspectiva da Diversidade, Corporeidade e Educação, Educação e Saúde em contextos de Educação Formal, Dificuldades de Aprendizagem e Queixa Escolar, Processos Educativos e Atuação em Psicologia Escolar. Áreas de atuação: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Moral, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Superior, Educação a Distância, Educação em Direitos Humanos e Educação Inclusiva. 
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades.
 
  

Bernardo Kipnis


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Resumo:
Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Comparative Education - University of London (1986). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliacao, universidade e pesquisa institucional, evasao, educação a distância e políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica. 
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Claudia Maffini Griboski


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Resumo:
Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar, Mestre em Engenharia de Produção na área de Qualidade da Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (unB). Atualmente é Professora da Universidade de Brasilia (UnB), Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UnB) e Diretora de Instrumentos de Avaliação, Seleção e Cerificação do CEBRASPE. Foi Diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/UnB). Foi Diretora de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP/MEC), Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES/MEC) e da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA/INEP). Coordenou a implementação dos programas governamentais: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Sistema de Avaliação das Escolas de Governo (SAEG/INEP) e Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (REVALIDA/INEP). Coordenou a implantação do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE/INEP). Foi presidente da Red Iberoamericana para el Asseguramento de la Calidad en la Educación Superior (RIACES) com a finalidade de desenvolver ações e projetos de avaliação nos países da America Latina e Caribe (2015-2017) e representante do Brasil na Rede de Agencias Nacionais de Avaliação (RANA), para o desenvolvimento do Sistema de Acreditação Regional do Mercosul (ARCU-SUL). Coordenou o Projeto de Cooperação Brasil-África (2013-2016), para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em Cabo Verde (África). Tem experiência de gestão de Secretaria Municipal de Educação e em docência da Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação. É membro do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/UnB) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação ? GT 11/ANPEd. Foi Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Coordenou o Programa Direito a diversidade nos países do Mercosul (2003-2006) e o Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade nos municípios brasileiros. Atuou na implementação do Decreto de Acessibilidade, na construção da Lei de Libras e na construção da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Cristina Maria Costa Leite


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Resumo:
Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Possui significativa experiência em trabalhos referentes à Gestão ambiental de Terras Indígenas e Educação Ambiental. Técnica Especializada Nível 5 no Ministério do Meio Ambiente, na modalidade de contrato temporário, com exercício no Programa de Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional/PZEE (2003-2007), Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente/SINIMA (2007-2008) e Programa Nacional de Meio Ambiente/PNMA (2007-2010).
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
 

Eduardo Ravagni


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Resumo:
Possui graduação em Fisioterapia - Universidad de la República (1969), graduação em Ciências da Educação - École Normale D´Instituteurs Centre de Formation de P.E.G.C. et de Maitres (1976), graduação em Ciências da Educação - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (1977), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007) e Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal 2017/2018. Atualmente é professor doutor da Universidade de Brasília. Pesquisador/consultor do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FAPERGS, Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul, da FACEPE, Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco, da FAP-DF, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Pesquisador do CIDTFF Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro/Portugal. Tem experiência na área de Psicomotricidade, Educação Inclusiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, educação inclusiva, desenvolvimento humano. 
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
 
 

Emilia Carvalho Leitão Biato 


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Professora nas áreas de Metodologia de Ensino, Metodologia Científica e Saúde Coletiva no Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) da UnB. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1999). Vincula-se aos grupos de pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação (UFRGS) e Grupo de Estudos sobre Formação e Integração ensino-serviço-comunidade - GEFIESCO (UnB). Atua em Ciências Humanas e Saúde, principalmente com os temas: Educação em Saúde, Escrileituras e Filosofia da diferença e Saúde.
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
 

Fernanda Natasha Bravo Cruz


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Professora adjunta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/FACE/UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional (PPGEMP/FE/UnB), no campo de pesquisa Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, na área de pesquisa Políticas e Gestão Pública para o Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB). Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Franca). Atuou como consultora técnica em temas de participação política e cooperação internacional para a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil. Seus estudos são interdisciplinares em ciências humanas e ciências sociais aplicadas, considerando análise da ação pública, gestão transversal, participação política, fóruns híbridos, instrumentos de ação pública, desenvolvimento e cooperação transnacional. 
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 

Fernando Bomfim Mariana 


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Historiador pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor Associado I da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FEUnB) no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), área "Educação e Trabalho", e credenciado no Programa de Pós-graduação em Educação - Modalidade Profissional da FEUnB (PPGEMP) no campo de pesquisa "Política, Gestão, Sociedade e Cultura". Possui experiência na autogestão de projetos educacionais voltados para o Ensino Público em todos os níveis, bem como no desenvolvimento de metodologias dialógicas e coletivas direcionadas para a gestão democrática da educação e para a formação de professores. Pesquisador do Grupo de Pesquisa ?Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho" (NEPET), sediado na Universidade de Brasília. Enquanto Professor Adjunto do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área "Movimentos Sociais e Educação Popular"(2009-2018) coordenou o Laboratório Internacional de Movimentos Sociais e Educação Popular, o Conselho Gestor da Incubadora de Cooperativas AFESOL - Articulação e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários, o Grupo Permanente de Arte e Cultura ?TRAVESSIA?. Na área de formação de professores coordenou institucionalmente o Programa Novos Talentos-UFRN (Projeto "Educação Popular, Trabalho e Direitos Humanos" 2014-2016) e o Subprojeto Pedagogia (CERES) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014-2018), ambos da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES. 
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura

Francisco José Rengifo-Herrera


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Resumo:
Sou psicólogo pela Universidad del Valle (Colômbia), Especialista em Construtivismo e Educação (FLACSO - Argentina); Mestre em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem (Universidad Autónoma de Madrid) e Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Universidade de Brasília). 
 
1. Pesquisa em Educação Infantil: Pragmática do objeto, processos de ensino e aprendizagem na perspectiva triádica. Formação de professores e práticas de ensino/aprendizagem na primeira infância.
2. Literacia na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental à luz dos processos de desenvolvimento.
3. Processos cognitivos e aprendizagem. Analogias e processos colaborativos em sala de aula.
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
 
 
 

Francisco Thiago Silva 


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Resumo:
Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional / PPGEMP na UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade". Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas - CNPQ " .Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

Geraldo Eustáquio Moreira 


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Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática, Educação Matemática Inclusiva e construção de modelos matemáticos para a otimização dos gastos de recursos de escolas públicas. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM".
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

Hélio José Santos Maia 


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Resumo:
Doutor em Educação no eixo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), possui Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Área de Concentração Ensino de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biologia da UnB (2011); Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1993). Tem experiência na área de ensino de Biologia Geral e formação continuada de professores para educação básica, tutoria em EaD, ensino superior na área de ensino de ciência e tecnologia e educação em saúde, atuou como coordenador de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede de Ensino Público do Distrito Federal, professor substituto na Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB).
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

 


José Luiz Villar 


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Resumo:
Doutorado em História Social e das Idéias pela Universidade de Brasília (2002). Professor Substituto de História da Educação e Introdução a Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2005/2007). Professor Titular da Universidade Paulista. Professor de História da Educação na Graduação e Pós Graduação do INESC/CENEC(2009). Pesquisador Colaborador do NESPROM/CEAM/UnB. Professor de Metodologia Científica da Pós-Graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (2009). Professor Adjunto III de História da Educação Brasileira e Pensamento Educacional Brasileiro da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coodenador do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades


Juarez José Tuchinski dos Anjos 


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Resumo:
Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Universidade de Brasília. Doutor (2015) e Mestre (2011) em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação.Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Licenciado em Filosofia (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes) pelo Claretiano Centro Universitário (2014). Líder do GRUPHE-UnB - Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília. Membro do corpo de editores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP-INEP). Desde outubro de 2016 atua como gestor, na coordenação do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (CEDUC-FE). Desenvolve pesquisa na área de História da Educação Brasileira nos séculos XIX e XX, sobre as seguintes temáticas: História da Infância, História da Escolarização, História das Culturas Escolares, História da Cultura Material Escolar, Egodocumentos. É Sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

 


Liliane Campos Machado 


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Resumo:
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós Doutorado em Educação pela UnB (2011). Atualmente é professor adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior - RIDES e coordenadora do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de Educação da UnB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, saberes e práticas docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, currículo, professor formador, saberes e prática e didática.
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
 

Lívia Freitas Fonseca Borges


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Resumo: Possui graduação em Pedagogia e História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ex-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas. Tem experiência na área de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de profissionais da educação, pedagogia e educação superior.
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

Maria Fernanda Farah Cavaton 


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Resumo:
Pós-doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2010), Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Pedagoga com habilitação em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília desde 1996 estando hoje como Professor Adjunto. Sua experiência na área de Educação sempre foi em Educação Infantil, trabalhando com crianças de zero a seis anos e estudando e pesquisando o desenvolvimento cultural dessa faixa etária, especificamente a construção de conhecimento com o outro, mediada pelo objeto, pela fala, pelo desenho e pela escrita. Atualmente tem se dedicado ao estudo de bebê em creches do Distrito Federal. 
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
 

Otília Maria Alves da Nóbrega Dantas


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Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, pesquisando: formação de professores, Pedagogia; Didática; Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atua como Coordenadora do Curso de Pedagogia e atuou como Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente dos PPGE E PPGE-MP da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp.
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades

Olgamir Francisco de Carvalho 


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Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET. Desenvolve estudos nas seguintes temáticas: Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva internacional comparada (modelos de formação, epistemologia e pedagogia da EPT); Orientação Vocacional e Profissional no contexto da Escola e do Trabalho.
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades

Ormezinda Maria Ribeiro 


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Cursou graduação em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio (1982-1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba (1992-1995), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (1995-1999), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999-2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004-2006). Atualmente é consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, professora adjunta IV, Representante Docente na Comissão Própria de Avaliação-CPA-UnB, Coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Brasília-UnB . Tem experiência na área de Linguística e EAD, com ênfase em Sociolinguística e Linguística Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, produção textual, ensino-aprendizagem e leitura presencial e a distância. É autora de vários livros e artigos nas áreas de educação e linguística.
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

 


Rita Silvana Santana dos Santos 


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Resumo:
Docente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atua em cursos de graduação e pós-graduação e como coordenadora de extensão. É líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) e integrante do Grupo de Trabalho ODS/UnB. Nos últimos anos atuou como consultora no Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e em instituições internacionais como Unesco, OEI e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Desenvolve pesquisas e ações nas áreas de educação ambiental, currículo, formação docente, mudanças climáticas, Agenda 2030/ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas interfaces com raça-etnia e gênero. Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado da Bahia), mestra em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutora em educação (Universidade de Brasília).
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades

 


Remi Castioni 


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Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas. Atua no tema da educação e Mundo do Trabalho, com ênfase em qualificação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, desenvolvimento regional, ensino médio. É membro do Fórum Distrital de Educação - FDE e do Comitê Editorial da Revista Com Censo.
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura

Renísia Cristina Garcia 


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Resumo:
Profª Adjunta da FE/ UnB. Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) Universidade do Minho (UMinho). Doutora em Educação (PPGE-FE/UnB)UnB-Historiadora (UFU); Especialista em Filosofia (UFU) e Mestre em História Social (PUC/SP). Ex- Conselheira no Conselho Nacional para a Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Cnpir). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Ensino de História, Raça e Gênero- Geppherg/UnB. Ex- Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as- ABPN. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB (Ceam/UnB). Atua na área do Ensino de História e Gestão de Políticas Públicas em raça, classe e gênero, em especial nos sistemas de ensino. Desenvolve estudos sobre as temáticas da diversidade e direitos humanos.
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
 


Rodrigo Matos de Souza 


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Resumo:
É professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando como professor na graduação e na pós-graduação; líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDEXP). Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Estudo de Linguagens e doutorado em Educação, todas as formações pela Universidade do Estado da Bahia. É Editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, editor-adjunto da revista Linhas Críticas e editor-assistente da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Nos últimos anos tem atuado como professor visitante na Universidad Católica de Pereira (Colômbia) e na Universidad de Manizales (Colômbia), em seus programas de mestrado e doutorado.
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9030544883937519 
 
 

Tel Amiel 



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Resumo:
Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do curso de Pedagogia a Distância (FE/UnB) e da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (UnB).
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0246540741711761

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