Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo:
Possui graduação em Fisioterapia - Universidad de la República (1969), graduação em Ciências da Educação - École Normale D´Instituteurs Centre de Formation de P.E.G.C. et de Maitres (1976), graduação em Ciências da Educação - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (1977), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007) e Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro/Portugal 2017/2018. Atualmente é professor doutor da Universidade de Brasília. Pesquisador/consultor do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FAPERGS, Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul, da FACEPE, Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco, da FAP-DF, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Pesquisador do CIDTFF Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro/Portugal. Tem experiência na área de Psicomotricidade, Educação Inclusiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, educação inclusiva, desenvolvimento humano.
Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades
Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo:
Professora nas áreas de Metodologia de Ensino, Metodologia Científica e Saúde Coletiva no Departamento de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) da UnB. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1999). Vincula-se aos grupos de pesquisa Escrileituras da diferença em filosofia-educação (UFRGS) e Grupo de Estudos sobre Formação e Integração ensino-serviço-comunidade - GEFIESCO (UnB). Atua em Ciências Humanas e Saúde, principalmente com os temas: Educação em Saúde, Escrileituras e Filosofia da diferença e Saúde.
Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo:
Professora adjunta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (GPP/FACE/UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional (PPGEMP/FE/UnB), no campo de pesquisa Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, na área de pesquisa Políticas e Gestão Pública para o Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (PPGDSCI/CEAM/UnB). Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Franca). Atuou como consultora técnica em temas de participação política e cooperação internacional para a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil. Seus estudos são interdisciplinares em ciências humanas e ciências sociais aplicadas, considerando análise da ação pública, gestão transversal, participação política, fóruns híbridos, instrumentos de ação pública, desenvolvimento e cooperação transnacional.
Campo de Pesquisa: Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura
Francisco José Rengifo-Herrera
Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo:
Sou psicólogo pela Universidad del Valle (Colômbia), Especialista em Construtivismo e Educação (FLACSO - Argentina); Mestre em Psicologia Cognitiva e Aprendizagem (Universidad Autónoma de Madrid) e Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Universidade de Brasília).
1. Pesquisa em Educação Infantil: Pragmática do objeto, processos de ensino e aprendizagem na perspectiva triádica. Formação de professores e práticas de ensino/aprendizagem na primeira infância.
2. Literacia na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental à luz dos processos de desenvolvimento.
3. Processos cognitivos e aprendizagem. Analogias e processos colaborativos em sala de aula.
Campo de Pesquisa:
Processos Formativos e Profissionalidades