Educação Ambiental e Educação do Campo – EAEC

• Água como matriz ecopedagógica

Educação ambiental para gestão sustentável das águas no bioma cerrado em um enfoque transdisciplinar; Ecopedagogia e resignificação das relações interpessoais para gestão cotidiana compartilhada e sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais; Abordagem transversal de temas ambientais em comunidades de aprendizagem.

• Docente: Profª. Drª Vera Margarida Lessa Catalão (Lattes)
  • Educação do Campo: desenvolvimento rural e práticas político-pedagógicas

A construção e gestão de políticas públicas de acesso à educação superior para sujeitos do campo. Matrizes organizadoras das concepções políticopedagógicas da Educação do Campo, na universidade e na escola.

• Docente: Profª. Drª Mônica Castagna Molina (Lattes)
  • O comportamento ecológico no contexto socioambiental brasileiro: relações e inter-relações

Comportamento ecológico no contexto socioambiental brasileiro; modelos explicativos que incluam os valores humanos, as crenças ambientais e as atitudes ecológicas; estratégias de intervenção adequadas à realidade brasileira, de modo a transformar a relação das pessoas com o ambiente; formação do sujeito ecológico, na perspectiva da ecologia humana.

• Docente: Profª. Drª Claudia Marcia Lyra Pato (Lattes)
  • Educação Socioambiental, Saberes e (De)Colonialidades

Educação socioambiental, interculturalidade, pluralismo epistêmico, ecologia dos saberes e estudos decoloniais. Educação, currículo e direitos humanos. Processos de formação, socialização e produção do conhecimento inspirados nas emergentes epistemologias do Sul e nos conhecimentos de fronteira interdisciplinar. Saberes, modos de vida, sistemas de conhecimento, “cosmopolíticas” e/ou “(contra) ontologias práticas” de povos e populações tradicionais..

• Docente: Profª. Drª Ana Tereza Reis da Silva (Lattes)
  • Corpo, cultura e produção de sentidos

Estudos relacionados à ecologia humana e à educação ambiental, assim como pesquisas sobre cultura e corpo como produtores de sentidos, baseados nas relações entre os saberes, construção ambiental e transdisciplinar.

• Docente: Profª. Drª Alice Maria Corrêa Medina (Lattes)