Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC

• Aprendizagem colaborativa online e interfaces estéticas virtuais de colaboração

Estruturas colaborativas de trabalho online, acessíveis através de interfaces estéticas, e utilizando modelos pedagógicos apropriados, facilitam o processo de aprendizagem. Na aprendizagem colaborativa com suporte computacional a estética da interface lúdica e intuitiva é o suporte através do qual se realiza o processo interativo do trabalho de grupo, promovendo o desenvolvimento da criatividade e aprendizagem ativa.

• Docente: Prof. Dr. Lúcio Teles
  • Educação e Tecnologias na Educação Especial e inclusiva

Estudo do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação especial e inclusiva; do potencial pedagógico dos diferentes recursos tecnológicos,o computador,o software educativo,as tecnologias assistivas para apoio às necessidades educacionais dos alunos;a formação, presencial e a distância, de professores para atendimento à diversidade nos vários contextos escolares e não escolares,enfatizando o hospital.

• Docente: Profª Drª Amaralina Miranda
  • Informática e comunicação pedagógica

Estudo das possibilidades pedagógicas das novas tecnologias de comunicação, informação e expressão, por meio de sete vertentes distintas e complementares: 1. O computador e a educação formal e não formal; 2. O impacto da informática na prática docente; 3. Inclusão digital; 4. Desenvolvimento de softwares educativos; 5. Interatividade e EaD; 6. Educação, trabalho e novas tecnologias; 7. Sociologia da tecnologia.

• Docente: Prof. Dr. Gilberto Lacerda dos Santos
  • Sociedade, Capital Cultural e TICs

Classes populares e/ou médias no ensino superior (semipresencial ou na EaD); diferença, cultura e educação no ensinar e aprender; Ongs, movimentos sociais, educação e política pela internet; formação de professores; autonomia docente na EaD; socialização pela internet e socialização familiar e/ou escolar; impactos da EaD.

• Docente: Prof. Dr. Carlos Alberto Lopes de Souza
  • Educação, Tecnologias e Comunicação

Potencialidades da interface educação, tecnologias e comunicação em seus múltiplos aspectos; sociais, culturais e estéticos. Multiletramentos, transmidiação e construção do conhecimento na ampliação do repertório cultural dos sujeitos. As narrativas transmídia e a transmidiação em seus desdobramentos para as práticas com intencionalidade pedagógica. Reflexão crítica sobre o conceito polissêmico de tecnologia e seus usos na sociedade contemporânea.

• Docente: Andrea Cristina Versuti