Educação em Ciências e Matemática – ECMA

Desenvolvimento dos fundamentos, estratégias e inovações pedagógicas para enriquecimento curricular, formação de professores e atuação no ensino infantil, fundamental, médio e superior com ênfase na educação matemática. Destacam-se, também, sub-projetos voltados para o ensino especial (particularmente com deficientes visuais) e a educação enxadrística.

Relações entre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a avaliação (da aprendizagem, institucional e em larga escala). Avaliação de programas educacionais e de políticas públicas que envolvem o trabalho pedagógico com a Matemática e a formação de professores de Matemática. Criatividade no campo da Matemática: abordagens teóricas, estratégias para o desenvolvimento da criatividade e avaliação da criatividade em Matemática.

Aspectos históricos e especificidades epistemológicas do processo de disciplinarização dos conhecimentos científicos e tecnológicos; expressão dos conteúdos disciplinares na prática pedagógica, em materiais curriculares (livros didático, Software, documentário etc), nos meios de comunicação e outros espaços de divulgação do conhecimento científico; Ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos diferentes níveis de escolaridade e contextos de aprendizagens (formal, informal e não formal); Linguagem e ensino de ciências.

Investigar, de modo amplo, assuntos relacionados ao ensino e aprendizagem em Matemática e, mais especificamente, desenvolver trabalhos de pesquisa relacionados à formação de professores que ensinam Matemática; às práticas docentes; às didáticas específicas de Matemática e à aprendizagem matemática.