Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - EAPS

• Criatividade e inovação na perspectiva histórico-cultural

Processos de criatividade e de inovação em diferentes contextos, niveis e modalidades de ensino . O estudo da criatividade na aprendizagem e das interrelações entre criatividade e desenvolvimento da subjetividade . A especificidade dos processos de inovação nas instituições educativas e as condições que possibilitam sua emregência.

• Docente: Profª Drª Albertina Mitjáns Martínez (Lattes)
  • Ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano

Compreensão da expressão da subjetividade nos processos de aprender e ensinar junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem, seu contexto e singularidades. As possibilidades de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino e em diferentes contextos educativos. Concepções de desenvolvimento humano e aprendizagem, seus impasses nos processos de subjetividades dos educandos.

• Profª Drª Viviane Neves Legnani (Lattes)
  • Processos de escolarização

O caráter da escola e do processo de escolarização. A expansão social do processo de escolarização. A escolarização das atividades humanas. A articulação entre escola, infância e desenvolvimento psicológico. Processos de escolarização e desenvolvimento do pensamento. A relação entre escola e o surgimento da idéia de patologias do desenvolvimento. A relação entre ensino e desenvolvimento psicológico. A relação professor-aluno. A função do professor.

• Docentes:
  • Profª Drª Elizabeth Tunes (Lattes)
  • Profª Drª Patrícia Lima Martins Pederiva (Lattes)
  • Subjetividade e representações sociais nos espaços educativos

Processos de constituição do sujeito em contextos educacionais, com ênfase na abordagem sócio-histórica. Estudo das possibilidades, perspectivas e limites das aplicações e metodologias das representações sociais.

• Docentes: Profª Drª Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida (Lattes)
  • Sujeito, linguagem e aprendizagem

A relação entre os sujeitos do ensinar-aprender e os processos simbólicos em contextos escolares e não-escolares. A linguagem como comunicação e estruturação de pensamento. Aquisição de fala e linguagem e distúrbios da comunicação. Fala-linguagem-comunicação e desenvolvimento atípico. Aspectos da saúde fonoaudiológica e educação.

• Docente: Profª Drª Cristina Massot Madeira Coelho (Lattes)