Informações Gerais

O Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília resultará no diploma em Licenciado em Pedagogia e destina-se à formação de profissionais para o Magistério de Educação Infantil e Início de Escolarização para os diferentes sujeitos da aprendizagem no Ensino Fundamental e para a gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares.
O currículo do Curso de Pedagogia contempla a formação docente e a atuação do pedagogo em diferentes campos de aprendizagem: gestores da prática educativa em áreas hospitalares, escolas, empresas, movimentos sociais, organizações militares e planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas para Educação Básica.
A formação acadêmica dos estudantes do Curso de Pedagogia compreende a relação entre ensino, pesquisa e extensão, com a construção teórico-prática dos conhecimentos no campo educativo. Articula conhecimentos sociológicos, políticos, antropológicos, ecológicos, psicológicos, filosóficos, artísticos, cultural e histórico.
O Curso de Pedagogia oferece 150 vagas por semestre, no turno diurno e noturno, e possui atualmente 2000 estudantes. São organizados espaços curriculares disciplinares e não disciplinares, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso.
O Curso de Pedagogia possui a carga horária de 3.210 horas, dispostos em 214 créditos, assim distribuídos: 43% em disciplinas obrigatórias, 21% em disciplinas de áreas temáticas, 19% de projetos, 11% de Estudos Independentes e 6% de trabalho final de curso.O Tempo de duração do curso, em média será de quatro anos, com vinte e oito créditos por semestre.
O Projeto Acadêmico do Curso propicia aporte teórico, metodológico e político para inserção do Pedagogo no mundo do trabalho, capacitado para contribuir com as transformações inerentes ao campo social. Questionar, intervir e modificar tem sido pertinente ao papel do educador na sociedade brasileira e o Curso de Pedagogia tem tido essa perspectiva na formação do pedagogo.

Envie-nos uma mensagem