Pedagogia

Forma profissionais para o Magistério de Educação Infantil e Início de Escolarização para os diferentes sujeitos da aprendizagem no Ensino Fundamental e para a gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. O currículo do Curso de Pedagogia contempla a formação docente e a atuação do pedagogo em diferentes campos de aprendizagem: gestores da prática educativa em áreas hospitalares, escolas, empresas, movimentos sociais, organizações militares e planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas para Educação Básica. A formação acadêmica dos estudantes do Curso de Pedagogia compreende a relação entre ensino, pesquisa e extensão, com a construção teórico-prática dos conhecimentos no campo educativo. Articula conhecimentos sociológicos, políticos, antropológicos, ecológicos, psicológicos, filosóficos, artísticos, cultural e histórico.

Perfil

Quem estiver interessado no curso precisa estar ciente do objeto da Pedagogia: a educação. Nesse sentido faz-se necessário o perfil de sujeito investigativo, reflexivo, criativo, crítico e interessado em gerar conhecimento, gerir e ensinar tanto no âmbito escolar como em espaços não-escolares. Alguns eixos são considerados fundamentais na construção deste perfil: significação do seu papel sócio-histórico; produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos; atuar com ética e compromisso com vistas á construção de uma sociedade justa, igualitária, demonstrando consciência e respeito à diversidade; comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida; gerenciar e/ou incluir-se em processos participativos de organização pública e/ou privada; buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente.

Mercado de Trabalho

Engana-se quem acha que a atuação dos pedagogos resume-se a dar aulas para as séries iniciais dos ensinos infantil e fundamental. A base curricular da graduação prepara para a docência, mas esse profissional pode trabalhar em qualquer ambiente em que as relações humanas gerem processos pedagógicos exercendo atividades de planejamento, implementação e avaliação de programas e projetos educativos em diferentes espaços organizacionais educativos: no magistério, em cursos técnicos e de formação militar, em empresas e hospitais. Onde quer que atuem, os pedagogos são motivados pela perspectiva emancipatória da educação.

O curso na UnB

É constantemente atualizado conforme as diretrizes nacionais. O currículo permite diálogos com várias áreas do conhecimento, tais como tecnologias educativas, educação popular em movimentos sociais, métodos e técnicas, educação ambiental e para a saúde. A graduação alia teoria e prática desde o primeiro semestre, com a realização de cinco projetos ao longo dos períodos. Entre eles está o estágio obrigatório, que pode ser feito em ambientes formais e não formais de ensino. Há, ainda, a possibilidade de fazer a graduação a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa Pró-licenciatura.

Habilitação: licenciatura
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno e noturno