Histórico

No dia da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira encaminhou ‘O Plano Orientador em Desenvolvimento’ ao Congresso Nacional, solicitando autorização para instituir a Universidade de Brasília. A Fundação Universidade de Brasília foi criada em 1961, por intermédio da lei federal nº 3.998, de 15 de dezembro, assinada pelo então presidente da República João Goulart, pelo Primeiro Ministro Tancredo Neves, pelo ministro da educação Antônio de Oliveira Britto e pelo ministro da fazenda Walther Moreira Salles. A inauguração oficial do campus universitário aconteceu no dia 21 de abril de 1962, em auditório de madeira montado no local onde hoje funciona o auditório ‘Dois Candangos’, no prédio FE 05 da Faculdade de Educação. A Faculdade de Educação foi criada em 1963 com dois centros: o centro de aperfeiçoamento do magistério primário e médio; e o centro de pesquisas e planejamento educacional. A reforma universitária de 1968 transformou o centro de aperfeiçoamento do magistério primário e médio em dois departamentos: o departamento de métodos e técnicas (MTC), existente até hoje; e o departamento de teoria e fundamentos (TEF), também existente até hoje. O centro de pesquisas e planejamento educacional foi transformado no departamento de Planejamento e Administração (PAD) pela reforma universitária de 1968.